Dieta sem modismos

Por Juliana Vines

Abacate emagrece ou engorda? Ovo aumenta o colesterol ou tem gordura boa? Água com limão ajuda mesmo na perda de peso? Se você procurar essas perguntas no Google vai encontrar muitas respostas, cada uma dizendo uma coisa. Perfis de Instagram, blogueiras famosas, livros, revistas… Todos têm sua própria fórmula mágica para emagrecer.

O porquê disso é óbvio: estamos cada vez mais gordos. Metade da população brasileira tem sobrepeso, segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde no ano passado. Desses, 17,5% são obesos –em 2006 eram 11%. O Brasil já é o quinto país com mais gordos do mundo, de acordo com dados publicados em 2014 na revista científica “Lancet”. Perde para Estados Unidos, China, Índia e Rússia, nessa ordem.

Não é difícil perceber que tem algo errado nessa história. Como estamos mais gordos se as dietas são tão populares? O problema pode ser justamente esse. Muitos especialistas já defendem que os regimes são uma das causas da obesidade, não uma das soluções. Fazer dieta pode engordar, principalmente a médio e longo prazo.

Adriano Vizoni/Folhapress
Capa de um suplemento Equilíbrio que fiz sobre o que emagrece mais: dieta ou exercício? (Adriano Vizoni/Folhapress)

Eu aprendi isso na marra. Não sou nutricionista, sou repórter, escrevo sobre saúde há um tempo e faço dieta desde que me conheço por gente. Já experimentei de tudo, a começar pela dieta da sopa, aquela em que você se alimenta de um caldo sabor salsão seis vezes por dia. Depois comprei frascos de Spirulina, uma alga que virou moda entre dançarinas da TV nos anos 90.

Durante a faculdade, fui apresentada à reeducação alimentar, mas nossa relação não evoluiu. Finalmente, como jornalista, já provei pílulas emagrecedoras, bebi suco detox e fiquei uma semana em um spa radical. Se eu consegui emagrecer? Às vezes sim, muitas vezes não.

Hoje sou cética. Neste blog, pretendo falar sobre dieta baseada em pesquisas científicas, não em modismos. Eis o que você vai encontrar por aqui:

– Notícias e comentários de estudos sobre dieta e emagrecimento;

– Novos livros sobre o tema, incluindo entrevistas com autores;

– Resenha de produtos da moda, como fitoterápicos e suplementos;

– Histórias de pessoas que conseguiram emagrecer e, mais importante, manter o peso;

– Receitas de nutricionistas;

– Nutrição aliada ao exercício físico etc.

Por enquanto é isso. Obrigada se você chegou até aqui e se tiver qualquer sugestão, dúvida ou história para contar, escreva para juliana.vines@uol.com.br