Quanto sódio tem na linguiça?

Por Juliana Vines

A Sadia reduziu em 30% a quantidade de sódio na linguiça calabresa defumada e anunciou a mudança em uma propaganda que tem viralizado nas redes sociais. No vídeo, uma amiga diz para a outra: “Gente, e esse cabelo maravilhoso, o que você faz para ficar assim?”. “Eu? Sei lá, eu como linguiça Sadia”.

Deixando para lá a relação entre estética e linguiça, a pergunta que nos interessa é: Quanto de sódio tem na nova calabresa Sadia e isso é mais ou menos do que a média do mercado?

Depois da redução de 30%, a linguiça Sadia tem 599 mg de sódio em uma porção de 50 gramas. Ou seja, um quinto de uma linguiça grande (250 g) tem o mesmo sódio que um pacotinho e meio de sal (1,5 g). Se você comer meia linguiça, vai ingerir aproximadamente 1.500 mg de sódio, ou quase quatro pacotinhos de sal (3,8 g).

Isso é mais da metade do sal que uma pessoa deve comer por dia. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a ingestão diária não ultrapasse 5 g (ou aproximadamente 2 g de sódio). No Brasil, estima-se o consumo médio diário de 12 g de sal, segundo o Ministério da Saúde. A ingestão exagerada de sódio está relacionada com hipertensão, doenças cardiovasculares e renais.

Mas o problema não é só com a linguiça da Sadia. As outras marcas também têm bastante sódio. A linguiça calabresa defumada Aurora, por exemplo, tem 653 mg de sódio por porção de 50 g. A da Seara tem 644,5 mg de sódio pela mesma porção.

“É claro que isso é ruim para hipertensos, que devem evitar esse tipo de produto, mas não é só isso. Além do sódio, esses produtos defumados têm nitratos, substância que pode ter relação com o aparecimento de doenças como diabetes”, diz a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia.

O QUE DIZEM OS FABRICANTES

A diretora de marketing da Sadia, Andréa Salzano, disse que com a redução a marca passa a ter menos sódio do que a média do mercado.

“Desde de janeiro de 2015 foram reduzidos os níveis de sódio de todas as nossas linguiças defumadas comercializadas no formado pacote. A Sadia já realizou diversas reformulações e melhorias no portfólio. Estamos atentos à forte tendência do mercado por produtos saudáveis”, afirma.

Segundo Salzano, a redução está descrita na embalagem do produto, nas informações nutricionais. No site da marca, porém, até a publicação deste post o produto ainda estava com a tabela nutricional desatualizada.

A Seara, por meio de nota, afirmou que “está em constante estudo e avaliação dos seus produtos para oferecer cada vez mais qualidade para os consumidores”. “A marca se antecipou às novas regras determinadas pela ANVISA sobre quantidade de sódio em diversas categorias de produtos, como é o caso da Linguiça Calabresa Seara.”

A Aurora informou que o produto já esta de acordo com as metas de redução de sódio acordadas com a ANVISA para 2015. “Estamos trabalhando para adequar o produto para as metas para 2016”, afirmou.