Salada de fast food pode ter mais gordura que sanduíche; compare

Por Juliana Vines

Ontem saiu uma matéria minha no Folha Equilíbrio sobre a “onda saudável” que atingiu as redes de fast food no mundo todo –em parte para driblar perdas de faturamento.

No Brasil, McDonald’s e Bob’s lançaram novas saladas no início deste ano; o Giraffas tirou os sanduíches do cardápio infantil no ano passado; e redes como Seletti e Salad Creations, que nasceram com o conceito de “comida saudável”, só crescem.

Nutricionistas dizem que nem sempre as ofertas saudáveis de fast food são realmente saudáveis. Então vamos tirar a prova dos nove: o que tem nas saladas das principais redes? Comparei os valores nutricionais das opções oferecidas pelo McDonald’s, Bob’s e Burger King.

Prepare-se para muitos números –não tem como evitar. E já adianto que, em muitos casos, a salada é uma falsa magra e tem mais gordura que um sanduíche.

MCDONALD’S

O McDonald’s tem duas opções de salada: uma de atum e outra caesar com frango (que pode ser grelhado ou empanado). E dois molhos: azeite com vinagre balsâmico e caesar.

“A Salada Caesar tem uma base de mix de folhas, queijo parmesão ralado grosso, frango grill ou crispy, servida com croutons e molho caesar ou balsâmico. A versão grill possui 202 calorias e a crispy 215 calorias (sem contar o molho)”, diz nota da assessoria de imprensa do McDonald’s.

Salada de frango grelhado com molho caesar do McDonald's (Foto Divulgação)
Salada de frango grelhado com molho caesar do McDonald’s (Foto Divulgação)

É claro que a versão “crispy” tem mais calorias porque o frango é empanado. O preparo com farinha também faz com que aumente o carboidrato: 8 g contra 2 g da versão grelhada. A versão “crispy” também tem menos da metade da proteína da versão grelhada: 16 g contra 34 g. Ou seja, provavelmente a versão empanada tem menos frango. Só assim para manter quase o mesmo valor calórico…

A salada com empanado também tem quase o dobro da gordura: 13 g contra 7 g. Mas em um ponto a opção grelhada sai perdendo, o sódio –733 mg contra 514 mg. Lembrando que, por dia, o indicado é ingerir no máximo 2 g de sódio, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Agora vamos ao atum. Diz o McDonald’s: “A Salada de Atum, que tem 261 calorias, é composta por um mix de folhas, cenoura ralada, tomate grape, ovo de codorna cozido fatiado, atum em lascas, servida com croutons. Há a opção de adicionar o molho caesar ou balsâmico”.

Salada de atum do McDonald's (Foto Divulgação)
Salada de atum do McDonald’s (Foto Divulgação)

São 551 mg de sódio (23% da necessidade diária de um adulto) e 14 g de gordura (25% do que devemos comer por dia).

De novo, sem o molho. As duas opções de molho são azeite com vinagre balsâmico e caesar. A opção de azeite tem 129 kcal e 14 g de lipídios. O caesar tem 65 kcal e 6 g de lipídios.

E aí, compensa?

A conta final depende muito da salada e do molho eleitos. Se você escolher a salada de frango crispy com molho de azeite vai comer 344 calorias e 27 g de gordura. É mais gordura do que tem um McChicken (sanduíche com frango empanado e maionese), com 80 calorias a menos.

Outra opção seria a salada de atum com molho de azeite: 390 calorias e 28 g de gordura. Nesse caso, a salada tem menos calorias, mas é mais “gorda” do que um Big Mac.

BOB’S

O Bob’s colocou no cardápio duas novas opções de salada no início deste ano. Na verdade é a mesma salada com duas opções de frango: empanado ou grelhado. O prato tem alface, cenoura, repolho roxo, tomate, cebola e croutons. E o cliente pode escolher entre duas opções de molho, italiano ou caesar.

Salada de frango grelhado do Bob's (Foto Divulgação)
Salada de frango grelhado do Bob’s (Foto Divulgação)

A salada com frango grelhado tem 218 calorias. Se for empanado, 355. E mais gordura na segunda versão, claro: 18g (7g de gordura saturada) contra 12g da salada com filé grelhado (3,2 g de gordura saturada). Sem contar o molho. O site da rede não disponibiliza a informação nutricional dos molhos –e até a publicação deste post a assessoria de imprensa não forneceu os números.

Mesmo sem molho, a salada “crispy” tem quase a mesma quantidade de gordura e de calorias de um dos sanduíches da rede, o Bob’s Burger (pão, hambúguer, molho, tomate e alface: 382 kcal e 23 g de gordura).

BURGER KING

O Burger King tem uma salada no cardápio atualmente, segundo o site da rede. A BK Levíssima.

Salada BK Levíssima do Burger King (Foto Divulgação)
Salada BK Levíssima do Burger King (Foto Divulgação)

A descrição da salada é: “Mix de folhas, cenoura ralada, tomate fatiado e crouton. Opções de molho: caesar ou italian. Adicione uma proteína (carne de hambúrguer, frango grelhado ou frango empanado)”.

O problema aqui é que no site da rede não tem a tabela nutricional das proteínas que acompanham as saladas. E até a publicação deste post o Burger King não informou os números.

Mas, sem a carne, a versão com molho caesar tem 210 calorias e 12,8 de gordura. E a versão com molho italiano, 189 calorias e 10,3 g de gordura.

Um hambúrguer simples da rede tem mais calorias (297), mas tem a mesma quantidade de gordura da salada caesar. Lembrando que a salada está sem a carne.

O QUE DIZEM OS FAST FOODS

O McDonald’s informou que nos últimos anos introduziu progressivamente óleos especialmente preparados para a redução da gordura trans em seus alimentos. E que em 2011 iniciou um processo de redução de calorias em todos os países da América Latina.

“Divulgamos todas as informações nutricionais de nossos produtos. Os dados podem ser obtidos nos restaurantes, por meio do verso das lâminas de bandeja, folhetos no caixa ou ainda no site da empresa”, diz nota divulgada pela assessoria de imprensa.

O Bob’s informou por comunicado que o cardápio da rede atende diferentes necessidades dos consumidores e que é possível excluir itens e pedir, por exemplo, a salada sem molho.

Segundo o Burger King, o posicionamento da marca é a customização. “Está no DNA da rede a preocupação em oferecer um cardápio que atenda às necessidades de todos os nossos clientes”. De acordo com a empresa, o consumidor pode escolher as opções “de acordo com o que faz bem para ele”, e as informações nutricionais estão disponíveis nos restaurantes em lugares visíveis e no site.