Pesar-se todos os dias ajuda a emagrecer?

Por Juliana Vines

Segundo uma pesquisa americana recém-publicada, subir na balança todos os dias –e tomar nota dos resultados– ajuda a perder peso.

Pesquisadores da Universidade Cornell acompanharam 162 pessoas por dois anos. Os voluntários foram instruídos a perder 10% do peso inicial e parte deles ganhou uma balança para se pesar todos os dias e anotar os resultados em uma planilha.

No fim do primeiro ano, aqueles que monitoraram o peso diariamente emagreceram mais. No segundo ano, o outro grupo também passou a se pesar sempre e, então, teve melhores resultados.

“Você só precisa de uma balança de banheiro e uma planilha Excel”, disse David Levitsky, professor de nutrição e psicologia da Universidade de Cornell e coordenador do trabalho.

Segundo ele, checar o peso pode funcionar como estímulo para manter bons comportamentos. “Força a pessoa a estar ciente da relação entre sua alimentação e seu peso”, disse Levitsky ao site da Universidade Cornell.  A pesquisa foi publicada no “Journal of Obesity”.

CALMA LÁ

O estudo é controverso. De um dia para outro, os números na balança podem variar por vários motivos, como retenção de líquidos ou intestino preso.

Por isso, muitos especialistas defendem que se pesar todos os dias só atrapalha em vez de ajudar. O monitoramento diário pode até servir como motivação, mas para avaliar ganho ou perda de peso a médio prazo é mais efetivo se pesar uma vez por semana, no mesmo dia e mais ou menos na mesma hora. O melhor é que seja de manhã, antes de tomar café e depois de ir no banheiro.

Durante o dia, líquidos e alimentos consumidos fazem os números da balança subirem até um quilo, mas esse não é um ganho de peso “real”, é passageiro. Por fim, para evitar distorções use sempre a mesma balança e o mesmo tipo de roupa.