Novo sanduíche do McDonald’s tem mais gordura que sete colheres de manteiga

O McDonald’s acaba de lançar dois novos sanduíches: o Grand Big Tasty e o Big Tasty Bacon, versões mais gordas do sanduíche mais calórico da rede. Segundo o texto de divulgação das novidades, os lanches “proporcionarão mais sabor e energia: um vem com um hambúrguer extra e o outro terá um pão especial e fatias de bacon”.

Os acréscimos resultam em mais calorias, mais gordura e mais sódio do que o Big Tasty tradicional –que já tem 101% da quantidade de lipídios que, em média, um adulto deve ingerir por dia e 1.454 mg de sódio (quase quatro pacotinhos de sal).

Os novos lanches superam as marcas do Big Tasty “básico” com folga, dê uma olhada na tabela nutricional:

Tabela nutricional dos dois novos lanches do McDonald's (Divulgação)
Tabela nutricional dos dois novos lanches do McDonald’s. Valores diários de referência baseados em uma dieta de 2.000 kcal

Um Grand Big Tasty tem mais lipídios do que sete colheres de manteiga: 78 gramas ou 142% do que, em média, um adulto deve comer por dia.

“São valores absurdamente altos. Esse lanche deve ser evitado sempre que possível. O ideal é não ingerir nunca esse tipo de alimento. As consequências do consumo frequente vão da obesidade até o surgimento de doenças cardiovasculares”, diz a nutricionista Ariana Heredia, da HS assessoria nutricional.

Quem pedir um combo do Grand Big Tasty, com batata grande e refrigerante, vai ingerir 1.921 calorias, praticamente o total de energia que deve consumir em um dia.

“Nutricionalmente, o lanche não vale por um dia, porque não tem as quantidades ideais de proteína, carboidrato e vitamina. São calorias vazias, que não suprem o organismo de forma adequada”, complementa Ariana.

A iniciativa vai de encontro à onda saudável que parecia ter atingido as redes de fast food. No início de 2015, o próprio McDonald’s lançou um sanduíche com pão integral e frango grelhado e incluiu duas novas opções de salada no cardápio.

OUTRO LADO

Em nota, o McDonald’s disse que deixa disponíveis aos clientes os valores nutricionais dos produtos do cardápio, seja por meio do site da rede, das embalagens ou das lâminas de bandeja.

“Entendemos que damos ao consumidor informações importantes para que ele faça suas escolhas de acordo com suas necessidades individuais”, diz o texto.

A rede afirma ainda que realiza pesquisas constantes em busca de produtos mais adequados ao público-alvo. “E, enquanto temos a solicitação de saladas –em nosso cardápio desde 1998, por exemplo–, temos um grupo grande que nos pede sanduíches mais indulgentes.”