Quem dorme mais come menos açúcar, diz estudo

Dormir algumas horas a mais por noite pode ajudar você a comer menos doce, de acordo com uma pesquisa do King’s College de Londres.

O sono –ou a falta dele– já é considerado um fator de risco para várias doenças, incluindo problemas no coração e obesidade.

A ideia do trabalho, publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”, era testar o impacto de uma hora e meia de sono extra na rotina de adultos que dormem pouco –menos de sete horas.

Os participantes do estudo foram divididos em dois grupos. No primeiro, os voluntários não receberam nenhuma instrução; no segundo, tiveram uma consulta com um psicólogo e receberam orientações para dormir uma hora e meia a mais. Também foram instruídos a seguir dicas de higiene do sono, como evitar cafeína antes de dormir e ter uma rotina relaxante.

Durante sete dias, os participantes seguiram as recomendações, preencheram diários alimentares e usaram sensores de movimento que ajudaram a identificar quando eles estavam dormindo.

Cerca de 85% daqueles que receberam o aconselhamento aumentaram o tempo gasto na cama e metade aumentou a duração do sono (variando de 52 a quase 90 minutos).

Quem dormiu mais consumiu, em média, 10 gramas de açúcar livre a menos por dia (ou dois pacotinhos) e também reduziu as ingestões de gordura e carboidrato em relação ao outro grupo. É chamado de açúcar livre aquele adicionado aos alimentos por fabricantes ou durante o preparo em casa, incluindo o açúcar do mel e de sucos de fruta.

“Os resultados sugerem que uma simples mudança no estilo de vida pode realmente ajudar as pessoas a ter uma dieta mais saudável​”, afirmou Wendy Hall, pesquisadora do King’s College e coordenadora do estudo.

Segundo os pesquisadores, os resultados ainda precisam ser confirmados por outros trabalhos, de longo prazo, que possam analisar os efeitos da higiene do sono nos hábitos alimentares principalmente de populações de risco, com obesidade e doenças cardiovasculares.


Depois de meses sem publicar, volto com o blog hoje. A ideia é escrever posts semanalmente sobre qualquer coisa relacionada a nutrição, exercício e obesidade.

Quem tiver sugestões ou comentários, além de deixar aqui no post, pode me mandar por e-mail (juliana.vines@grupofolha.com.br). O blog também tem uma página no Facebook.