Aprenda a fazer pipoca de micro-ondas caseira sem óleo

Uma porção de 25 gramas de pipoca –o equivalente a duas xícaras de chá cheias– pode ter zero gordura e apenas 90 calorias (menos do que duas bisnaguinhas). Isso se for feita sem óleo, no micro-ondas.

O segredo é usar água em vez de gordura. Basta colocar o milho em um bowl de vidro e acrescentar um pouco de água –o suficiente para encobrir o milho. Depois, cobrir o recipiente com papel filme, fazer alguns furinhos no plástico com um garfo e levar o pote ao micro-ondas até estourar.

Em geral, demora mais do que as pipocas industrializadas. “É porque não tem óleo. A gordura da pipoca de micro-ondas faz com que ela estoure mais rápido. Da última vez que fiz com água, levou seis minutos”,  diz o nutricionista Rafael Amaral, pós-graduado em nutrição esportiva pela USP (Universidade de São Paulo).

Três colheres (sopa) rasas de milho rendem, em média, duas xícaras de pipoca estourada. Na panela com óleo, a mesma quantidade tem cerca de 110 calorias e 4 gramas de gordura; já a de micro-ondas industrializada tem até 6 gramas de gordura.

Segundo Rafael, comparando os três tipos de pipoca, a caseira sem óleo é a mais saudável. Em segundo lugar fica a de panela, com gordura, e por último a industrializada de micro-ondas, por causa dos conservantes e aromatizantes usados nos produtos.

“Um dos conservantes mais comuns é o sódio, que, em excesso, está associado ao aumento da pressão arterial e a retenção de líquido”, afirma.

Para não exagerar no sal da pipoca caseira, ele sugere o uso de temperos sem sódio, à base de ervas, e pimenta. “Se for fazer sem gordura, dá para acrescentar o sal já na água, o que ajuda a temperar o milho por igual”, diz.

Com pouco ou nenhum óleo, a pipoca só faz bem. É um carboidrato rico em fibras –ou seja, dá saciedade e ajuda no funcionamento do intestino. Além disso, é fonte de antioxidantes.

Só é preciso controlar a quantidade. Em geral, uma porção de até 50 gramas é suficiente. “É fácil ir beliscando, beliscando, e perder a noção do quanto estamos comendo. O ideal é fazer a pipoca uma vez e guardar o milho que sobrou para não cair na tentação de fazer de novo.”

Quem quiser fazer a pipoca de panela pode testar as recomendações abaixo.