Especialistas elegem as melhores dietas para seguir em 2019
A melhor dieta de 2019 é uma velha conhecida dos nutricionistas: a mediterrânea. O regime foi escolhido por um painel de especialistas como o mais saudável, segundo a publicação U.S. News & World Report, que desde 2010 divulga um ranking sobre o tema.
Associada ao aumento da longevidade e à redução do risco de doenças crônicas, a dieta mediterrânea prevê a ingestão de frutas, legumes, grãos integrais, castanhas, azeite, peixes e frutos do mar. Ovos e queijos devem ser consumidos com moderação; doces e carnes vermelhas, reservados para ocasiões especiais.
Em segundo lugar do ranking geral ficou a dieta Dash, sigla em inglês de “dietary approaches to stop hypertension” (abordagem dietética para combater a hipertensão), promovida pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, órgão de saúde do governo americano.
O regime é flexível, com metas para a ingestão diária de frutas, vegetais e grãos integrais. Aves, peixes e produtos lácteos sem gordura estão inclusos, mas os alimentos ricos em gordura saturada têm seu consumo limitado.
Em terceiro lugar ficou a dieta flexitariana (ou semivegetariana), junção das palavras flexível e vegetariana, que prevê um cardápio rico em verduras e legumes e sem carne na maior parte do tempo –mas permite o consumo de proteína animal um dia ou outro.
“Os três planos se baseiam na ingestão de vegetais (legumes, frutas e cereais integrais), gorduras saudáveis e fontes de proteína magras”, diz o texto do relatório. Participaram do painel 23 especialistas, que analisaram 41 dietas, classificadas em oito categorias (veja mais abaixo).
“São programas fáceis de seguir, em que a pessoa é estimulada a fazer escolhas saudáveis, mas sem restrição. Existe uma tendência contra as dietas muito restritivas [como detox e low carb]”, diz Gabriella Gachet, nutricionista do Vigilantes do Peso.
O plano do Vigilantes do Peso também aparece entre os primeiros do ranking em duas categorias: a melhor dieta para perda de peso e uma das mais fáceis de ser seguida. O método tem foco na reeducação alimentar e é baseado em um sistema de pontos, em que cada alimento tem um score, e o participante pode fazer seu cardápio respeitando uma pontuação máxima.
“Alimentos com mais proteínas e fibras têm menos pontos; carboidratos e gorduras têm mais pontos. Frutas e legumes são liberados. É um método que guia para hábitos saudáveis”, afirma Gabriella.
Veja os três primeiros lugares em três categorias do ranking da U.S. News & World Report:
Melhor dieta em geral
- Mediterrânea: inspirada na alimentação de países que ficam na costa do mar Mediterrâneo, prevê a ingestão de peixes, azeite, legumes e verduras e limita o consumo de carne vermelha
- Dash: promovida pelo governo americano para controlar hipertensão, tem um cardápio flexível, com metas para consumo diário de frutas, vegetais, grãos integrais e proteína
- Flexitariana: é uma dieta semivegetariana, com alto consumo de verduras e legumes e baixa ingestão de proteína animal
Melhor dieta para perder peso
- Vigilantes do peso: sistema de reeducação alimentar baseado em um sistema de pontos, em que cada alimento tem um score, e o participante faz seu cardápio respeitando uma pontuação máxima
- Dieta volumétrica: a escolha do cardápio é baseada na densidade energética dos alimentos (quanto menos, melhor) e no volume deles (quanto mais, melhor) –os ricos em água e em fibras devem ser mais consumidos
- Flexitariana
Dieta mais fácil de seguir
- Mediterrânea
- Flexitariana
- Vigilantes do peso